Semana 12 - Projeto e suas etapas
Olá!
Hoje iniciaremos a aula, apresentando o conceito de projeto e conhecendo suas etapas.
Uma definição de projeto seria “um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”.
“Por isso um projeto surge em resposta a um problema e/ou uma necessidade concreta. E elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações planejadas e executadas de acordo com o que o projeto estipula no contrato”.
“...lembrando que não necessariamente deve ser um bem material, podendo ser também uma ideia ou um serviço”.
https://www.administracaoegestao.com.br/gestao-de-projetos/modulo-i-conceito-de-projeto/conceito-de-projeto/
O Projeto pode ser dividido em cinco etapas: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, encerramento.
https://artia.com/blog/etapas-de-um-projeto/
Vamos entender cada uma delas, utilizando a I Feira de Empreendedorismo CEAL – I FEMP CEAL como exemplo.
- Iniciação
A partir da ideia inicial do que se pretende fazer, busca-se responder às seguintes questões básicas: O quê? Por quê? Como? Quando?
No caso da I FEMP CEAL, consistiu em uma feira de empreendedorismo escolar dividida em palestras, vendas e apresentações artísticas. Surgiu da percepção de que seria uma oportunidade de transformar conceitos aprendidos no curso de empreendedorismo em ações práticas e de consolidar as iniciativas empreendedoras de alguns alunos. Após a concordância da direção escolar e do diálogo com os alunos, foi marcado o mês do evento.
- Planejamento
Nessa etapa, são definidas as atividades, as equipes e as fases, que nortearão a execução do projeto.
A I FEMP CEAL precisou contar com grupos de trabalho (GT) como: coordenação de vendas, coordenação de artes, decoração, montagem de equipamentos, montagem de espaços, segurança, marketing e comunicação. Ficou combinado quando e como as equipes atuariam. Também foi pensado sobre os recursos necessários para a compra de materiais e sobre a forma de aquisição que, no caso, foi com a direção escolar.
- Execução
Essa é a etapa em que colocamos o plano em ação, com possíveis alterações em caso de imprevistos.
Para a realização da I FEMP CEAL, foi feito um convite a um palestrante. Depois os alunos fizeram uma incursão pelo colégio para divulgar sobre o evento e em busca de interessados em participar vendendo ou se apresentando artisticamente. Foi gerado um banco de dados com os alunos cadastrados, o que contribuiu para a logística do evento. Esses alunos foram acompanhados pelos coordenadores de vendas e de artes até o dia do evento. Da mesma forma, as equipes de decoração e de comunicação e marketing precisaram atuar até o dia da feira. As demais equipes atuaram somente no dia do evento.
- Monitoramento
Essa etapa acontece paralela à execução, através do acompanhamento das atividades, a fim de evitar falhas no processo e garantir o seu sucesso.
Nesse sentido, o controle foi realizado pela professora organizadora do evento junto aos alunos que apresentavam seus relatórios.
- Encerramento
Nessa etapa, faz-se a revisão do projeto, observando seus acertos, erros e lições aprendidas para futuros aprimoramentos.
Após o evento da I FEMP CEAL, foi realizada uma reunião com os alunos para conversar sobre o acontecimento, o aprendizado com o processo, a atuação de cada um, os pontos positivos e negativos e ideias para a próxima feira.
Confira algumas fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1U6m1DGwltKgCn5WAExxWZ5hezaxrZKpN?usp=drive_link
Aproveito para apresentar algumas competências de autogestão, tão importantes nesse processo, que são: determinação, foco, organização, persistência e responsabilidade.
Agora, vocês vão participar, coletivamente, da construção inicial do projeto da II FEMP CEAL, a partir das ideias inovadoras que tiveram. Para tanto, sugiro que utilizem a ferramenta de gestão chamada de 5W2H. Nesse processo, orientarei a vocês.
Muito bem, pessoal!
Entreguem o projeto inicial da II FEMP e aproveito para avisar que na próxima aula, vocês apresentarão o projeto e receberão os devidos comentários.
Para finalizar, gostaria que vocês se autoavaliassem em relação à aula de hoje e aproveitassem para comentar sobre os conteúdos, dando alguma contribuição ou tirando alguma dúvida.
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário