Semana 13 - Liderança e trabalho em equipes - Comunicação e redes sociais
Olá!
Hoje iniciaremos a aula, apresentando o conceito de liderança e o processo de formação de equipes de trabalho.
Acessem o blog e vamos lá!
O que é liderança?
Liderança consiste no manejo de pessoas e suas motivações em prol dos objetivos de uma empresa. Envolver, saber como inspirá-las e influenciar suas ações, decisões e comportamentos direcionando seus esforços a fim de alcançar os resultados desejados.
Compreender quais são as habilidades de um líder de sucesso é fundamental não só para compreender o conceito de liderança a fundo, mas também para cultivá-las em si.
Líderes normalmente tem um conjunto das características abaixo:
• são decisivos;
• não perdem o foco do objetivo;
• têm consistência entre discurso e ações;
• são empáticos com seus liderados;
• inspiram confiança e também confiam;
• têm um ponto de vista realista;
• procuram levar inspiração.
Além dessas características podemos salientar as seguintes atitudes.
- Sabe dar feedbacks construtivos
- Não é infalível e sabe disso
- Entende que uma sugestão pode ser mais efetiva que uma ordem
https://tangerino.com.br/blog/o-que-e-lideranca/
E aí, que se identificou?
Agora, vamos falar sobre o processo de formação de equipes de trabalho.
Na organização de equipes, existem algumas etapas de preparação consideradas mais importantes:
- Definição de propósitos
É muito importante definir qual o objetivo da equipe, direcionando-a para o que vai inspirar e motivar na realização do projeto.
- Compreensão da cultura da organização
Precisam ser definidos aspectos como os valores, a missão e a visão da organização, para que todos possam atuar em sintonia, a fim de atingir o desempenho adequado.
- Definição de papéis
É necessário definir a responsabilidade de cada um na equipe, considerando sua inclinação, competência e habilidade.
A partir desse direcionamento, é possível identificar a necessidade de treinamento e aprimoramento.
Foi, gente?
Agora, vocês também aprenderão sobre a comunicação como um processo e a importância das redes sociais.
O processo de comunicação, ocorre quando o emissor emite uma mensagem ao receptor, através de, por exemplo, uma chamada telefônica. O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_comunica%C3%A7%C3%A3o
E quanto às redes sociais?
As redes sociais servem para conectar pessoas, organizações ou grupos para interagirem entre si. Com o fortalecimento da era digital, essas redes se tornaram o principal meio de entretenimento, relacionamento, fortalecimento de nichos e network. Sendo assim, as plataformas conhecidas como Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter, entre outras, são muito usadas por empresas para vender seus produtos e serviços.
Nestes dois últimos anos, as redes sociais ganharam ainda mais força e só crescem a cada dia. E tanto os consumidores quanto as empresas passaram a usar muito mais as redes sociais, os sites de vendas online e os aplicativos de delivery, como ferramentas de trabalho. Desse modo, marcas se conectam com seus clientes e divulgam seus produtos de forma barata e com grande alcance.
https://integracaodigital.com.br/blog/2022/08/17/qual-e-a-importancia-das-redes-sociais/#:~:text=As%20redes%20sociais%20servem%20para,fortalecimento%20de%20nichos%20e%20network.
O que acharam da teoria sobre liderança? Que tal praticar agora?
Vocês participarão da dinâmica corporal “Siga o líder”, que consistirá em que toda a turma imitará os movimentos de um aluno escolhido como líder. Depois, a liderança será trocada sucessivamente.
Entenderam? Bora praticar......divertido, né?
E o quê mais? Contem sobre a experiência da dinâmica...
Aproveito para apresentar a vocês algumas competências de amabilidade e de engajamento com os outros.
- Amabilidade: empatia, respeito e confiança
- Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade e entusiasmo
Tudo a ver, né?
Então, pessoal, chegou a hora de apresentar o projeto inicial da nossa II FEMP CEAL ! Após a apresentação eu vou fazer os os devidos comentários.
Sensacional! Adorei as ideias inovadoras!
Façam o seguinte: dividam a turma em grupos temáticos de trabalho (GT’s) e escolham o líder de cada GT. Depois, em horário extra-classe se organizem em GT’s, no WhatsApp. Exercitem a comunicação!
Só mais uma coisa...Sejam curiosos, pesquisem sobre líderes de sucesso e inspirem-se neles...
Show!
Vejo vocês na próxima!
Comentários
Postar um comentário