Semana 11 - Intraempreendedorismo e Inovação
Olá!
No bimestre anterior aprendemos sobre os tipos de empreendedorismo, que são empresarial, social e intraempreendedorismo.
Hoje, vamos retomar o conceito de intraempreendedorismo e aprender o conceito de inovação. Vamos lá, acessem o blog!
O intraempreendedorismo consiste em encontrar oportunidades de empreender e inovar dentro da própria empresa. Ou seja, o conceito sugere aproveitar talentos da própria organização para encontrar oportunidades de inovar. Assim, com o apoio do negócio, eles podem desenvolver novos produtos, serviços ou processos. Além de terem a liberdade para inovar e experimentar novas ideias, de maneira proativa, criativa e inovadora.
https://online.pucrs.br/blog/public/intraempreendedorismo-entenda-o-conceito#:~:text=O%20intraempreendedorismo%20consiste%20em%20encontrar,novos%20produtos%2C%20servi%C3%A7os%20ou%20processos.
E sobre inovação?
Você já se perguntou qual o conceito de inovação? Inovar é criar algo novo, é introduzir novidades, renovar, recriar. A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente.
https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/inovacao/#:~:text=Qual%20o%20conceito%20de%20inova%C3%A7%C3%A3o,melhorias%20de%20algo%20j%C3%A1%20existente.
Entre os exemplos de intraempreendedorismo mais famosos do mundo, estão:
• o Gmail, do Google;
• o Playstation, da Sony;
• o botão de “Curtir”, do Facebook;
• o McLanche Feliz, do McDonald’s;
• o Post-It, da 3M;
• os novos produtos do Shutterstock;
• o programa de ideias da Dreamworks;
• o Amazon Prime, da Amazon.
Todos os exemplos citados acima partiram de ideias para a resolução de problemas ou tentativa de melhorias. Colaboradores dos mais diferentes níveis e cargos utilizaram sua visão para agir em prol da inovação e criar soluções que transformaram o negócio.
https://www.playstudio.io/blog/exemplos-de-intraempreendedorismo
Um caso de intraempreendedorismo, no âmbito escolar foi I Feira de Empreendedorismo CEAL – I FEMP CEAL, realizada em 2022 pelos alunos orientados pela professora de empreendedorismo Fatima Souto.
A I FEMP CEAL consistiu em palestra, apresentações artísticas e vendas.
... Confira vendo as fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/1U6m1DGwltKgCn5WAExxWZ5hezaxrZKpN?usp=drive_link
A proposta é que vocês organizem a II FEMP CEAL ao longo do ano, começando a partir da próxima aula. Animados?
Mas, agora, vamos experimentar o processo de inovação através da dinâmica corporal em grupo “Atravessando a Pista”, que consistirá em atravessar uma pista imaginária, sempre de forma diferente à do colega anterior.
E aí? Como foi a experiência da dinâmica? Gostaram? Se divertiram? Perceberam as ideias criativas dos seus colegas? Entenderam o processo da inovação? Falem sobre isso...
Agora, então vou aproveitar pra falar sobre duas competências socioemocionais desenvolvidas durante a dinâmica.
A primeira é Abertura ao Novo que é a tendência a ser aberto a novas experiências estéticas, culturais e intelectuais. O indivíduo aberto ao novo tem atitude investigativa, é curioso sobre o mundo, flexível e receptivo a novas ideias.
Pessoas com alta abertura ao novo são mais hábeis em inovar e ter novas percepções sobre o mundo, aprender com erros e mostrar empolgação em criar.
Vocês desenvolveram essa competência quando usaram imaginação criativa para inovar.
A segunda é Resiliência Emocional que é a capacidade de enfrentar um problema ou dificuldade, aprender com ele, não se apegar a esse evento negativo e conseguir seguir adiante.
As pessoas com resiliência emocional tem tolerância ao estresse, tolerância à frustração e autoconfiança, fundamentais para solucionar desafios, atravessar momentos de adversidade e atingir seus objetivos mesmo que o cenário não esteja favorável para isso.
Vocês desenvolveram essa competência quando enfrentaram o desafio e tiveram autoconfiança.
Parabéns, turma!
Para finalizar, gostaria que vocês se autoavaliassem em relação à aula de hoje e aproveitassem para comentar sobre os conteúdos, dando alguma contribuição ou tirando alguma dúvida.
Para a próxima aula, gostaria que, vocês em grupos, elaborassem algumas ideias inovadoras para a II FEMP CEAL. Então, organizem os grupos e tragam ideias, ok?
Até a próxima aula!
Comentários
Postar um comentário